Pular para o conteúdo principal

Meus heróis, fada-madrinha e cia

Quantos bons encontros podemos ter durante a vida?
E se os melhores encontros das nossas vidas forem compartilhados com os pequenos?
Amigos, amigas, namorados, namoradas, tias, tios, primos, primas, dindas, dindos, são parceiros e parceiras que ajudam nossa caminhada pela vida e enriquecem as nossas possibilidades de construir uma maternidade/paternidade mais rica, mais aberta, mais consciente, mais feliz.
Nossos parceiros de caminhada são as fadas-madrinha dos pequenos. São os outros adultos que cercam a vida deles e ampliarão as formas com enxergam e pensam a vida.
Cada tio/tia que chega para a vida do pequeno traz consigo um monte de histórias, um monte de saberes, um monte de amor em formato inédito para aquele pequeno e esse aprendizado será parte de todas as memórias que formarão as bases de suas vidas, que nortearão a forma como o pequeno vai crescer e viver no mundo.
Os pequenos crescem e nesse processo de crescer precisarão de apoio para entender melhor o mundo a sua volta e a forma como podem participar desse mundo tão confuso. São esses adultos que os cercam que ajudarão nesse momento (que pode durar toda a vida).
A amiga desbocada. O tio que cozinha. O amigo que escuta Raul Seixas. A tia que entende de futebol. Os tios apaixonados. A dinda bagunceira. O amigo que viaja. A tia que cuida dos filhos. O amigo político. A tia religiosa. A amiga barraqueira. A tia sagaz.
Com cada adulto-parceiro o pequeno aprende um pouquinho e cada pouquinho que aprende, guarda no seu potinho de memórias.
Esse potinho de memórias é a vida do pequeno, que vai enchendo com tudo que ele vê, escuta, observa, deseja, admira. Esse potinho pode ser muito rico, cheio de coisas boas, diferentes, referências e ideias que ele vai visitando ao longo da sua vida, buscando respostas para construir seu caminho.
A diversidade é a alma dos bons encontros e esse potinho é o segredo para fazer a vida do pequeno mais feliz.
Vamos ajudar a encher esse potinho?
Que tal chamar uma dessas fada-madrinhapara uma visita?

Aquele abraço,
Laura Cristina Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A fabulosa morte do professor de Português" - Resenha livro infantojuvenil

Conteúdo publicado em Palavralida: Dando seguimento às conversas e histórias para “LER COM”, apresentamos “A fabulosa morte do professor de Português”, um livro de Lourenço Cazarré, ilustrado por Negreiros e publicado pela editora Autêntica. O professor de Português, Severino Severo, todo seu rigor e humor pouco convidativo, assombram os personagens dessa história, afinal, cada um deles havia sido seu aluno em algum momento, sofrendo com as severas (rs) condições do professor. A história é contada por Mariana, escalada pela diretora da escola a escrever sobre a inauguração de uma livraria na cidade para o jornal da escola. Logo de início ela encontra Tédio, que será seu parceiro nas confusões por vir. Entre o “convite” da diretora e a fabulosa morte, muitas descobertas e perguntas acontecem. O livro apresenta personagens bem marcados, com características físicas e comportamentais bem detalhadas, muitos diálogos e uma ilustração que apoia a construção do leitor. Os capít...

"Diário de Pilar" - Resenha de livro infantojuvenil

Sobre as delícias e descobertas de “Ler com” trazemos hoje “Diário de Pilar”, escrito por Flavia Lins e Silva, ilustrado por Joana Penna e publicado pela editora Pequena Zahar. O “Diário de Pilar” é uma coleção de seis livros:   Diário de Pilar na Grécia, Diário de Pilar na Amazônia, Diário de Pilar no Egito, Diário de Pilar em Machu Picchu, Diário de Pilar na China e Diário de Pilar na África. Pilar é uma garota cheia de imaginação que se envolve em aventuras pelo mundo e pelo tempo com seu melhor amigo, o Breno, e seu gato, o Samba. Pilar é cheia de sonhos, ideias, criatividade, imaginação, coragem, olhos e coração muito gentis. A escrita de Flavia nos envolve misturando conhecimento, afetos, aventuras e descobertas sobre culturas e histórias de outros tempos e lugares. O livro é escrito em páginas pautadas numa edição cuidadosa que nos aproxima de Pilar e de seus registros em diário. A ilustração de Joana deixa os personagens e seus caminhos mais próximos, auxiliando o ...

"A casa amarela da rua da madrinha" - Resenha de Livro Infantil

Muitas ideias podem surgir de uma janela, você ainda se lembra? No dia do aniversário o presente é a esperada visita à casa da madrinha, numa rua colorida em meio aos tons cinza das grandes cidades. Uma poltrona, uma janela e muitos pensamentos acompanham o dia de comemoração, enquanto a mãe trabalha. Os pensamentos voam como passarinhos até a casa amarela, repleta de futuros, alegrias, sonhos, uma tartaruga e um cachorro.   Sonhos, impossibilidades, descobertas, limites, sonhos, planos, lágrimas. Um mundo de sensações atravessa nosso encontro nesse dia de comemoração. Ouvir “não”. Compreender os próprios erros. Entender os limites e possibilidades de cada momento. Respeitar as possibilidades dos pais, do tempo. Ter sonhos de aniversário, ficar triste e depois feliz, e depois o inverso e outra vez de novo. Cenas cotidianas dos grande centros marcam a história e convidam a uma busca por passarinhos e cores em nossos caminhos diários. Um livro de muitas possibilidades...